Marketing Digital – Guia Para Iniciantes

Tempo de leitura: 17 minutos

“A melhor maneira de vender para alguém no futuro é simplesmente conseguir uma permissão com antecedência.” – Seth Godin

O marketing digital pode te proporcionar muita coisa. Se você souber tudo sobre marketing digital, poderá realizar ações online, atraindo contatos, construindo relacionamentos e fortalecendo, ou criando, a identidade do seu negócio.

Você já deve saber o quanto a internet é importante na vida das pessoas atualmente. Para se ter uma ideia, o Brasil está no 3º lugar dos países que passam mais tempo conectados, de acordo com o relatório da We Are Social.

O marketing no meio online trouxe uma mudança enorme. As empresas eram acostumadas a usar as mídias para mostrar informações, hoje elas são consideradas as próprias mídias para os consumidores.

Você quer entender tudo sobre marketing digital e como ele pode mudar a partir de agora o rumo dos seus negócios? Então, continue por aqui mais alguns minutos e saia expert em converter clientes.

Vamos falar de marketing digital

Aprenda tudo sobre marketing

Até aqui você já deve ter entendido um pouco mais sobre marketing digital, mas vou te explicar de uma outra maneira, para que você possa compreender melhor:

Utilizando o marketing digital, você pode criar algumas ações de comunicação pela internet com o público que deseja alcançar (público-alvo). Assim, você consegue divulgar seus serviços ou produtos, conquistar mais clientes e ser visto positivamente no mercado.

Pense por este lado: você tem algo para contar ao mundo e precisa que o máximo de pessoas vejam isso. Como alcançar essa proporção investindo em um anúncio de TV, por exemplo?

Pois é, alguns caminhos do marketing tradicional (como esse da TV) podem sair caros para você, e não ter um retorno tão alto. Você não conseguiria, neste exemplo que dei, alcançar uma atenção real de quem realmente pode comprar de você. Isso seria um problema, não é?

Foi por isso que esse assunto surgiu e veio com força para mudar a maneira de empreender. Já que estamos falando em tudo sobre marketing digital e no surgimento dele, você pode estar se perguntando agora…

De onde veio o marketing digital?

“Por volta de 10 anos, a efetividade do seu marketing dependia do que você tinha na carteira. Atualmente, só depende do que você tem no cérebro.” – Brian Halligan

Por mais que o marketing seja essencial atualmente para qualquer negócio, ele não é tão novo assim. Lembra do Gutenberg? Isso aí, ele foi o cara que criou a prensa tipográfica e o primeiro a distribuir as versões impressas da Bíblia. Isso em 1450.

Como era antes disso? Todos os textos tinham que ser escritos manualmente. Na época não era comum que as pessoas tivessem acesso aos livros (muito menos à internet).

Por que estamos falando disso afinal? Porque foi por meio da prensa móvel que começaram a surgir os anúncios impressos – o mais avançado meio de marketing da época.

Esse modelo de marketing é chamado de outbound, que tenta vender antes de criar um vínculo ou relacionamento com o cliente.

Vamos resumir?

Em 1839, quando proibiram fixar anúncios em propriedades, os “marqueteiros” resolveram isso, usando o que hoje é chamado de outdoors.

Depois de toda essa evolução, ainda surgiram outras mídias que marcaram as empresas, como rádios, televisões e telefones. Mas o marketing ainda era feito da maneira tradicional.

Depois do começo da era digital (que surgiu com a internet em 1990), surgiram nomes, teorias e informações que mudaram toda a maneira de se relacionar com o cliente.

Atualmente o método mais usado é o inbound marketing, que tem o foco em educar os contatos sobre os problemas deles, oferecer soluções e gerar valor. Ou seja, o objetivo é criar uma troca.

Para colocar isso em prática da maneira correta é importante saber tudo sobre marketing digital e suas estratégias.

Fatos sobre o marketing digital

O marketing não depende de dinheiro

Pode ser que você esteja pensando agora que isso não é para você e que pode não trazer resultados; fora o gasto que você teria para colocar em prática, certo?

A verdade é que o marketing digital não veio para atrapalhar, mas para abrir novas portas para que você consiga se relacionar com o público sem “pagar caro”.

Investir em redes sociais não é perda de tempo

“Redes sociais são meios de relacionamentos. E relacionamentos são negócios disfarçados.” – André Damasceno

Todo o investimento que você faz em se relacionar com seus clientes não é perdido, porque gera confiança e reciprocidade.

Atualmente, o marketing não se trata sobre o quão bom o seu negócio é, mas nos problemas que você pode solucionar para o cliente. O foco é ele.

Você precisa ser criativo

Albert Einstein disse: “A criatividade é a inteligência divertida.”

E é verdade. Você pode até investir em anúncios e deixar que o público veja, mas se você não cria algo diferente do mercado, será um esforço perdido.

Afinal, de que adianta você alcançar o público, se depois disso eles não enxergam o potencial e nem as soluções que você oferece?

Você pode vender sem alguém perceber

A melhor maneira de vender, é não mostrar que está vendendo. Confuso? Eu explico…

Você confia mais em um anúncio ou em uma indicação do seu amigo? A maioria das pessoas respondem a segunda opção. E isso explica a primeira frase deste tópico.

Quando você utiliza o marketing digital como estratégia, pode aproveitar para se tornar uma espécie de “amigo” dos seus contatos. Desta maneira, qualquer indicação que você fizer no futuro, parecerá mais como um conselho do que como uma venda.

Isso porque você começa a demonstrar que ele pode confiar em você, e que tudo o que você faz na internet é voltado para ele. Quando ele percebe que é o centro da sua atenção, tende a querer manter uma proximidade com você.

O que você ganha usando o marketing digital?

“Se quiser ter sucesso e aumentar as suas vendas, precisará encaixar o marketing com uma maneira em que seus contatos aprendam e comprem os seus produtos.” – Brian Halligan

Sei que há muita coisa aí pela internet sobre isso, e não é à toa. O negócio funciona mesmo. Mas vou te explicar com alguns exemplos, para que você realmente entenda como pode seguir esse mesmo caminho.

Algumas empresas vêm se destacando de maneira positiva nas redes pelo aproveitamento do marketing digital. Vou citando algumas atitudes delas. Vamos lá?

Se comunicar melhor

Lembra do outbound marketing, que falamos há pouco? Então, esse marketing tradicional não permite que os clientes se comuniquem facilmente com as empresas.

Sabe aquele velho problema de ligar, cair para um telemarketing e a pessoa ficar insatisfeita? Cada vez menos existe isso.

No exemplo abaixo a Old Spice responde um comentário e ainda consegue contornar incentivando novas compras, sem ser deselegante. Confira:

A importância de saber tudo sobre o marketing digital

Alcançar mais lugares

Uma outra vantagem do marketing digital é que, com a falta de limitação da internet, qualquer pessoa do mundo pode ver suas campanhas, conteúdos ou qualquer outra ação que resolva promover.

São mais contatos e, consequentemente, mais clientes se você tiver um produto ou serviço de qualidade para oferecer. Para te mostrar a diferença, imagine o seguinte:

Você precisa alcançar clientes do Rio de Janeiro, mas só pode pagar um comercial na rádio de Minas Gerais. Como seus clientes poderão te alcançar desta maneira? Pois é, por isso que o marketing digital tem transformado muitos negócios.

Ter uma interação com o público

Os negócios que mais fazem sucesso entre as pessoas, são os mesmos que investem em se relacionar de maneira um tanto cômica com o cliente.

Eles deixam de lado o politicamente correto, brincam com o público e postam coisas diferentes relacionados aos seus produtos ou serviços. A Netflix é um exemplo claro disso, veja abaixo:

tudo sobre marketing digital - guia completo

Entender as necessidades

Antigamente você teria que investir em propagandas por meio de folhetos, outdoors, rádios, TVs e outros meios. Só depois de um tempo saberia o resultado, se realmente era o que os clientes queriam ou precisavam.

O máximo que daria para fazer antes disso era uma pesquisa, mas não tão efetiva assim, já que custaria caro investir nos recursos necessários.

Com a internet, criando um relacionamento envolvente com o cliente, você não precisa mais disso. Existe como saber quem é o seu público e o que eles precisam – na maioria das vezes, eles te contam. Dá uma olhada:

dicas e tudo sobre marketing digital

Ser eficiente nas campanhas

Quando você entende as necessidades dos clientes, pode investir em campanhas focadas para quem realmente vai se interessar pelo que você oferece.

Desta maneira, você evita “atirar no escuro”, perdendo tempo e dinheiro que podem ser bem investidos. Isso porque uma boa campanha de marketing digital pode mudar até opiniões “formadas”. Veja abaixo:

segredos e tudo sobre marketing digital

Se adaptar facilmente a mudanças

Antes de existir tudo sobre marketing digital que conhecemos hoje, não seria possível, por exemplo, mudar um anúncio impresso para se adaptar ao público.

Atualmente o marketing digital permite que você vá remodelando suas campanhas de acordo com o engajamento do público e com o que traz mais retorno para você.

É em tempo tão real, que você pode até fazer isso várias vezes ao dia. Lógico, que é melhor traçar uma boa estratégia antes, mas o lado bom é que você pode se adaptar rapidamente.

Você não precisa mais desperdiçar seu tempo e dinheiro com o que não funciona e não vai te trazer resultados. Inclusive, você pode conhecer as estratégicas mais eficazes neste treinamento.

Canais de Marketing para colocar em prática

Redes Sociais

Como você viu, as redes funcionam de maneiras incríveis para gerar um relacionamento com o seu público. Até quando você não está falando diretamente do seu produto ou serviço, está se promovendo e gerando confiança.

Se você criar posts que possam ser compartilhados e anúncios criativos que engajem o público, poderá ficar despreocupado com os próximos cliques. Isso porque os próprios seguidores irão compartilhar a sua ideia.

E é como diz o criador do Facebook, Mark Zuckerberg: “Pessoas influenciam outras pessoas. Nada influencia mais na decisão de compra do que a recomendação de um amigo confiável.”

Vídeos

Você sabia que 82% do tráfego gerado na internet até 2020 será pelos vídeos? Pois é, o consumo está aumentando cada vez mais. Por isso, começar a investir em vídeos pode ser a solução do momento.

Se você não sabe ainda como ganhar dinheiro fazendo vídeos, aconselho que você dê uma olhada nesses que criei pensando em você:

E-mails

Antes de começar, quero te alertar: não compre listas de e-mails. Isso é SPAM, o contato não te deu autorização e não traz resultados. Não perca clientes, veja aqui o passo a passo para crescer sua lista de e-mails, mesmo que comece do zero.

Agora que já sabe, o e-mail é um dos melhores canais de marketing que você pode investir. Não só pelo volume de pessoas que utilizam este meio, mas pela preferência que os próprios clientes têm de receber ações de marketing pelo e-mail.

De acordo com a Pew Research, 92% dos adultos online utilizam o e-mail. E o MarketingSherpa mostra que 72% dos contatos escolhem o e-mail como a melhor maneira de receber comunicações de empreendedores.

Sites ou blogs

Um site ou blog é muito importante para que você ponha em prática tudo sobre marketing digital. Por meio destes canais você consegue se conectar com o público-alvo, mostrar que é autoridade no seu segmento e ainda transformar simples visitantes em clientes.

Um dos principais benefícios destas redes é que você tem inúmeras possibilidades de criação para atrair clientes. Você pode personalizar este ambiente digital com o que se parece mais com você e seu negócio.

Você tem controle de tudo o que aparece lá, como os tipos de conteúdos, temas, personalidades, tom de voz etc. Você quem decide como quer ser visto pelo público e quais estratégias usar para atraí-los.

Tudo sobre marketing digital: Conteúdo

“Escreva algo que valha a pena ser lido ou faça alguma coisa que valha a pena ser escrito.” – Benjamin Franklin

Claro que não dá para deixar de falar sobre isso. O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais conhecidas e utilizadas para conseguir alcançar os objetivos dos empreendedores.

Este, que é uma modalidade do marketing digital, utiliza todos os recursos que já conversamos até aqui. Só que ele se difere por se reunir tudo em conteúdos relevantes e de qualidade para o público.

Se você quer criar estes conteúdos interessantes para o seu público é importante que você invista em bastante planejamento. Não conte com a sorte, conheça bem as estratégias de marketing para isso.

SEO

No marketing de conteúdo, você pode utilizar o Search Engine Optimization (SEO) para ser encontrado facilmente pelo público que quer alcançar.

Isso porque o SEO tem um conjunto de práticas de marketing digital, com o objetivo de melhorar a posição dos seus conteúdos nos mecanismos de pesquisa, como o Google, por exemplo.

Com ele você consegue otimizar o seu site ou blog, de maneira que “não precisa pagar” para aparecer na primeira página das buscas.

Claro que, neste caso, não estamos falando dos anúncios que aparecem lá na primeira página, mas de visitas orgânicas. Ou seja, o usuário pesquisa uma informação e o seu conteúdo aparece como uma das primeiras opções para ele.

Para conhecer e praticar tudo sobre marketing digital com estas e outras estratégias infalíveis, conheça o treinamento Fórmula Negócio Online.

Como mensurar os resultados do marketing digital?

tudo sobre marketing digital e marketing de conteúdo

Não adianta você investir em tudo sobre marketing digital, procurar maneiras de criar relacionamentos com o público desejado, se você não mensura os resultados que tem.

Faz parte de uma boa estratégia analisar quais são as táticas que mais dão certo no negócio e os objetivos com cada ação. Por isso, é importante entender sua audiência e ficar à frente de qualquer concorrência.

Separei 3 dicas para você mensurar seus resultados. Dá uma olhada!

1 – Engajamento

Para garantir que realmente suas ações estão dando resultados, é importante que você acompanhe o comportamento do público nos seus conteúdos.

Se você tem o costume de postar nas redes sociais, por exemplo, veja quais assuntos estão sendo mais curtidos, compartilhados e comentados nas postagens.

Ou no caso do e-mail marketing, veja quantas pessoas abrem os seus e-mails e quantas clicam. Desta forma, você consegue saber o que está sendo ou não relevante para o seu público.

Se você opta pelo vídeo, por exemplo, vai precisar analisar quanto tempo os usuários permanecem no vídeo e o número de views também.

Pelo site ou blog, você pode usar ferramentas que te mostram algumas informações, como:

  • Tempo de permanência do público no site;
  • Taxa de retorno;
  • Comentários nas postagens;
  • Páginas ou categorias que eles mais visitam.

2 – Custos com clientes

É importante também, nesta fase, que você analise os seus custos, para saber em que está investindo mais e se realmente está tendo o resultado que precisa.

A dica é que você analise o custo que tem para adquirir clientes, ou seja, quanto você gasta para converter um contato em comprador.

A melhor maneira de calcular é somar todos os seus gastos com marketing digital e dividir pelo número de clientes que conquistou com essas ações.

Desta maneira, você consegue saber se a sua estratégia está sendo eficiente e quais são os canais que mais convertem também. Evita gastar mais em ferramentas que trazem poucos retornos.

3 – Retorno

Por último, mas não menos importante, calcule o quanto você está tendo de retorno em tudo sobre marketing digital. Não ignore esta fase; o retorno é seu objetivo e também deve ser mensurado.

Você pode calcular da seguinte maneira: considere a receita do seu negócio e faça a divisão pelo valor que investiu em marketing digital.

Este é o ponto principal para você saber exatamente no que investir. Geralmente quem mensura os retornos consegue estabelecer estratégias que impactam mais o público, gerando mais resultados.

Aprender e colocar em prática o marketing digital

Legal, agora você já conhece tudo sobre marketing digital para saber que este pode ser o melhor investimento que você já fez até hoje. Mas é importante também investir em outros conhecimentos para realmente saber como pôr isso em prática.

Separei duas dicas finais para você virar um expert em tudo sobre marketing digital. Confere aí!

1 – Se mantenha atualizado

No mundo digital tudo está sempre se atualizando, basta “piscar os olhos” que muita coisa muda; teorias surgem, modelos lucrativos aparecem, estratégias se potencializam…

E vamos combinar que ninguém já sabe tudo. Por isso que você precisa se manter atualizado em tudo sobre marketing digital e quais são as estratégias que estão “bombando” e convertendo clientes.

Você pode, por exemplo, continuar lendo sobre marketing digital no blog e ter uma performance ainda melhor. Ou, até, baixar o ebook gratuito de estratégias para você começar o negócio.

2 – Invista em cursos e treinamentos

Se você ainda não sabe como montar um negócio, é importante que tenha um acompanhamento mais de perto. Desta maneira, você consegue saber em quais pontos precisa melhorar e em que já está acertando.

Você pode até continuar lendo as informações pela internet, mas é importante que alguém de confiança te acompanhe e passe toda a expertise de negócios. Por isso que os treinamentos são boas maneiras de investir em tudo sobre marketing digital.

Se você quer empreender com sucesso e colocar todas estas dicas em prática, procure um curso ou treinamento que se adeque às suas necessidades.

Você pode cortar caminho conhecendo o treinamento Fórmula Negócio Online. Nele, eu ensinei pessoas como você a traçar estratégias que realmente trouxeram resultados para o negócio.

Além disso, também passei ideias incríveis para pôr tudo em prática, sem deixar passar nenhuma informação. Então, invista nos seus sonhos e na transformação que um bom conhecimento pode levar para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *